Banquete Baldio (Porto/PT, 2018)
Ação de ativação temporária do terreno do antigo Bairro de São Vicente de Paulo.
O Bairro de São Vicente de Paulo foi fundado em 1947 em um terreno anteriormente inculto a sul da praça da Corujeira, no Porto, e demolido entre 2005 e 2008. O terreno que o bairro ocupava permanece vazio até hoje.
O Banquete Baldio foi um encontro realizado no antigo miradouro do bairro. A partir do convite pretendeu-se reativar temporariamente este que costumava ser dos principais espaços sociais do bairro, instaurando um espaço de reunião e conversa sobre o lugar em torno da comida.
O Banquete partiu da ideia de realizar algumas experimentações com as frutas e ervas comestíveis coletadas no próprio terreno. Comidas elaboradas com o que está disponível no sítio: a partir das alfarrobas foi feita uma farinha que originou bolo e biscoitos, com os figos foi feito um refresco, os matos comestíveis deram origem à uma pasta de ervas daninhas, com o funcho foi feito um pão, o louro virou um azeite temperado, e assim por diante. Utilizar as espécies do terreno, muitas das quais antes pertenciam aos quintais das casas, é uma forma de subverter o suposto sentido de inutilidade geralmente associado aos baldios, espaços aparentemente obsoletos. Tanto o banquete quanto o Percurso Sonoro consistiram em formas de convidar as pessoas a visitarem o terreno enquanto este ainda existe. Durante o banquete, conversou-se naturalmente sobre o terreno, sua localização, os investimentos que têm sido feitos na região onde se localiza e os usos futuros que têm sido previstos para o lugar.
Fotografias de Inés Ballesteros
voltar ao topo