100 LAR Unreal Estate (Porto/PT, 2018)
Ação performativa apresentada no antigo quiosque dos Passeios do Piorio (The Worst Tours).
Projeto realizado em parceria com Inés Ballesteros e Juan Lois.
100 LAR Unreal Estate apresenta-se como uma agência de remediação imobiliária que projeta moradias utópicas em lotes livres da cidade do Porto. As projeções são feitas por meio de colagens digitais em fotografias panorâmicas 360º que podem ser visualizadas através de um capacete de Virtual Reality. Este último, montado a partir de um dispositivo móvel (telemóvel ou tablet). No ano de 2018, a agência instalou-se e realizou ações performativas no Quiosque do Piorio, demolido em 2019, e na Associação Praça da Alegria.

O projeto 100 Lar - Unreal Estate busca problematizar, por via da ironia, o processo de turistificação e a consequente pressão imobiliária que se faz sentir na cidade do Porto nos últimos anos. Enquanto a cidade turística expande-se, a oferta de moradia comprime-se. Diante do fenômeno de expulsão da população originária do centro da cidade e do discurso falacioso de saturação deste núcleo, 100 LAR empreende uma busca por espaços livres, ainda disponíveis, para especular sobre outros modos de habitar a/na cidade. O trabalho tem por base a identificação e mapeamento de terrenos vagos/baldios na região central do Porto, seguido pela investigação das ocupações passadas e dos planos futuros para os mesmos. Alguns terrenos são selecionados e fotografados, sendo estes registos formatados em fotografias panorâmicas que permitem a visualização 360º do espaço. São feitas colagens digitais sobre estas fotografias, as quais resultam em materiais gráficos que servem de base para a realização de performances participativas no espaço público.

A apresentação das projeções é feita por meio de ações performativas onde as duas artistas, convertidas em agentes especuladoras 100LAR, apresentam os terrenos para os possíveis associados.
voltar ao topo